Open top menu
domingo, dezembro 08, 2013


Fala pessoal, muitos me perguntam como faço para desenhar as peças que imprimo. No post de hoje vou desenhar uma peça no tinkercad e imprimir na impressora 3D.

A peça escolhida foi um porta moedas, a foto abaixo mostra como ele ficou.



Para começar, precisamos definir as dimensões da peça. Com ajuda de uma régua eu defino que meu porta moedas terá as medidas de 140 x 45 x 40 (L x A x P).




O próximo passo e medir o diâmetro das moedas. Eu acrescento 1mm para cada moeda devido a extrusão do plástico dilatar a medida da peça. Ex: se a moeda tem 32mm de diâmetro, no tinkercad eu vou desenhar o cilindro com 33mm.



Com as dimensões da peça definida, vamos iniciar o desenho no tinkercad. O primeiro passo é criar uma conta e em seguida "Create new design". A ferramenta de criação de objetos é carregada.


Seleciono e arrasto um cubo para a workplane.


Clicando no cubo, a ferramenta disponibiliza as ações para redimensionamento do cubo.


Selecione o vértice desejado e arraste de acordo com a medida desejada.


Largura e profundidade definidas.


O próximo passo é clicar na ação que permite alterar a altura do bloco.


Redimensionado com a altura definida da peça.


O próximo passo é criar os cilindros que permitirão o armazenamento das moedas.


Altero o cilindro para a dimensão da moeda de R$1,00.


Crio um cilindro para cada moeda.


Uso a ferramenta Ruler para ajudar no alinhamento horizontal dos cilindros.


Cilindros alinhados, o próximo passo é alterar a altura da base e do workplane. Seleciono todos os cilindros e uso a opção de alteração para elevar a altura deles em 3mm.


O próximo passo e colocar os cilindros dentro da peça.


Seleciono todos os cilindros e clico na opção "Hole". Ela transformas os blocos em buracos na minha peça,
mantendo as dimensões e altura de 3mm definidas nos cilindros.


Pronto, minha peça já está com as dimensões e compartimento para as moedas.


 Vou personalizar meu porta moedas com o nome do blog.


Adiciono todas as letras no workplane.


Alinho.


Agrupo e redimensiono.


O texto está pronto.


Adiciono os números para identificação dos valores das moedas.


Crio uma base para a personalização.


Arrasto e agrupo para consolidar a minha peça.


Conforme feito com os cilindros, subo as letras em 2mm.


E coloco dentro do bloco.


Seleciono e clico na opção Hole.


O texto foi transformado.


Repito o mesmo procedimento com os valores.


Seleciono e clico em Hole.


Seleciono todos os itens da minha peça e clico na ação Group.


Minha peça está pronta.


Clico em propriedades para alterar o nome.


E em seguida na opção para download.


Imprimo a peça utilizando o software de impressão.


Vídeo de impressão da peça.


Coloquei uma moeda de cada valor para verificar se o diâmetro dos compartimentos ficou correto.


Detalhe da impressão.


Está pronto o porta moedas.


Com as moedas.


Visualização superior.


Detalhe de como ficou o porta moedas.



Os arquivos para impressão foram disponibilizados no Thingverse.


Abraços e até a próxima!

Tagged
Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

0 comentários