Open top menu
quarta-feira, maio 15, 2013


Vamos iniciar a montagem da estrutura.


Kit de parafusos



Barras roscadas M8 x 100



Cortando as barras com as medidas:

( 370 + 370 +210 ) * 2
( 294 + 294 + 370 ) * 2 
440 + 440 , 440

Marcando as medidas 


Fixando a barra para corte


Cortando as barras. Foi mais rápido e fácil do que pensei, a rosca serve de guia para o corte, mas é fundamental que você use uma morsa ou bancada para manter a barra fixa durante o corte.



Kit de guias lineares e rolamentos LM8UU. Preferi não arriscar em tentar comprar e cortar a guia linear em casa, como estou ansioso para iniciar a montagem da estrutura comprei o kit já cortado e com os rolamentos.



Kit de plásticos



Montando o quadro



Montando os triangulos da estrutura


Triangulos prontos



Estrutura da frente do frame


Estrutura da frente do frame montada



Não usei as peças do kit de plastico para montagem das guias das correias junto aos rolamentos, usei as arruelas grandes de 35mm.
A arruela pequena que fica entre o rolamento e a arruela de 35mm, teve que ser de 16mm, usando uma 20 mm travou o rolamento não permitindo seu giro. 

Estrutura traseira do frame


Estrutura traseira do frame montada


 Montando as partes da estrutura


Topo


Topo montado


Eixo X


Estrutura montada.


Para colocar as guias lineares precisei alargar a peça já montada com uma broca de 8mm, sem alargar não dá para colocar, é necessária uma furadeira com broca de 8mm para conclusão dessa etapa do projeto.





Montei a estrutura assistindo os videos do próprio site da RepRap Prusa_Build_Manual, são bem completos e no modelo passo a passo não tive dificuldade para montar ou alinhar a estrutura, tem que ter um pouco de paciencia para alinhar os blocos, soltando o parafuso de um lado e apertando do outro. Se for usar arruelas de pressão, coloque apenas para a estrutura, não use nos fixadores das guias lineares porque atrapalha o alinhamento. O alinhamento final será feito com a mesa e motores instalados. 



Atualização 2014 -  Atualização para GraberI3.





Foram lançados novos modelos após a montagem da minha primeira impressora 3D. Dos modelos cartesianos atuais (2014), as que mais se destacam são a Prusa I3 e a Graber I3, sendo que a Prusa I3 é uma evolução da Prusa I2, substituindo parte da estrutura com barras roscadas em um frame, e a Graber I3 não utiliza barras roscadas e peças impressas na sua estrutura. A eletrônica continua 100% compatível, onde eu optei em migrar para Graber I3 pelos seguintes motivos:
  •  Não utiliza peças impressas na estrutura (apenas no extruder e dependendo da porca utilizada deve se usar adaptadores impressos).
  • Custo.
  • Estrutura mais firme e rígida.
  • Estrutura cortada a laser, não apresenta problemas de alinhamento.
  • Facilidade de montar.
  • Melhor apresentação estética e funcional, permite fixar a eletrônica e a fonte na própria estrutura, fixando e escondendo grande parte das conexões.
  •  Mdf ao invés de acrílico pela resistência mecânica, principalmente por não trincar com o aperto de parafusos e porcas.
Tagged
Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

9 comentários:

  1. Buenas amigo, comecei a acompanhar o seu blog a uns 4 dias, e pra minha surpresa ontem vc já atualizou, fiquei muito empolgado e acho que vou começar a comprar os componentes para montar uma. Já chegou tudo que você importou? foi taxado em algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Luiz, nas compras eu decidi comprar as peças da estrutura no brasil (mais ou menos o mesmo preço com entrega imediata) para iniciar a montagem mais rápido e a eletronica no exterior(mais barato muito mais demorado), após uma semana das compras elas estão como encaminhadas, não chegou nada ainda e minha expectativa é de começar a receber o material que não for taxado na metade de junho, como eu comprei todos os motores na mesma compra, com certeza vou ser taxado e vai demorar muito mais.
      Abs

      Excluir
  2. ola amigo estou gostando do seu blog, estou em projeto de desenvolvimento, melhorias e baixar custos deste equipamento.aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, já estou preparando o post com a finalização da montagem, abs.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É necessário soldar algum resistor em série aos termistores, alimentação do bico de impressão hotend, e alimentação da mesa aquecida? Ou basta ligá-lo diretamente a Ramps sem usar resistores?

    ResponderExcluir
  5. Eduardo,
    Não é necessário nenhum tipo de componente adicional, deve ser ligado conforme diagrama apresentado no último post dessa série.

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado por compartilhar seu conhecimento eu vou montar uma só com os ensinamentos do seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, precisando de algo, pode perguntar. Eu vou atualizar o post, atualmente já temos novas estruturas como a Prusa I3 e a Graber I3, sendo a Graber I3 mais indicada, porque não usa peças plasticas nas montagens. Em todos os casos a eletronica é 100% compatível, e continuo usado Ramps + Arduino Mega para impressoras.

      Excluir