Open top menu
segunda-feira, abril 29, 2013


Pessoal, depois de muito tempo, vamos voltar com um post de montagem de uma impressora 3D. Decidi montar uma  RepRap Prusa V2 http://www.reprap.org/wiki/Prusa, acredito que ela seja a mais indicada para um iniciante no mundo das impressoras 3D, tem muito material explicando detalhadamente a montagem e a compra do kit. Uma fonte de material de pesquisa muito útil é o grupo do google RepRapBr.



A montagem será apresentada em diversas postagens com a proposta de mostrar as escolhas dos componentes e dificuldades da montagem. A série de postagens não é um guia de referência, tutorial ou passo a passo de como montar uma impressora 3D, apenas vou apresentar minhas escolhas, erros, locais de compras, dificuldades e espero que no final mostre como ficou minha impressora montada e imprimindo peças com uma boa qualidade.



Atualização 2014 -  Atualização para GraberI3.





Foram lançados novos modelos após a montagem da minha primeira impressora 3D. Dos modelos cartesianos atuais (2014), as que mais se destacam são a Prusa I3 e a Graber I3, sendo que a Prusa I3 é uma evolução da Prusa I2, substituindo parte da estrutura com barras roscadas em um frame, e a Graber I3 não utiliza barras roscadas e peças impressas na sua estrutura. A eletrônica continua 100% compatível, onde eu optei em migrar para Graber I3 pelos seguintes motivos:
  •  Não utiliza peças impressas na estrutura (apenas no extruder e dependendo da porca utilizada deve se usar adaptadores impressos).
  • Custo.
  • Estrutura mais firme e rígida.
  • Estrutura cortada a laser, não apresenta problemas de alinhamento.
  • Facilidade de montar.
  • Melhor apresentação estética e funcional, permite fixar a eletrônica e a fonte na própria estrutura, fixando e escondendo grande parte das conexões.
  •  Mdf ao invés de acrílico pela resistência mecânica, principalmente por não trincar com o aperto de parafusos e porcas.
Tagged
Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

0 comentários