Pessoal, depois de muito tempo, vamos voltar com um post de montagem de uma impressora 3D. Decidi montar uma RepRap Prusa V2 http://www.reprap.org/wiki/Prusa, acredito que ela seja a mais indicada para um iniciante no mundo das impressoras 3D, tem muito material explicando detalhadamente a montagem e a compra do kit. Uma fonte de material de pesquisa muito útil é o grupo do google RepRapBr.
A montagem será apresentada em diversas postagens com a proposta de mostrar as escolhas dos componentes e dificuldades da montagem. A série de postagens não é um guia de referência, tutorial ou passo a passo de como montar uma impressora 3D, apenas vou apresentar minhas escolhas, erros, locais de compras, dificuldades e espero que no final mostre como ficou minha impressora montada e imprimindo peças com uma boa qualidade.
Atualização 2014 - Atualização para GraberI3.
Foram lançados novos modelos após a montagem da minha primeira impressora 3D. Dos modelos cartesianos atuais (2014), as que mais se destacam são a Prusa I3 e a Graber I3, sendo que a Prusa I3 é uma evolução da Prusa I2, substituindo parte da estrutura com barras roscadas em um frame, e a Graber I3 não utiliza barras roscadas e peças impressas na sua estrutura. A eletrônica continua 100% compatível, onde eu optei em migrar para Graber I3 pelos seguintes motivos:
- Não utiliza peças impressas na estrutura (apenas no extruder e dependendo da porca utilizada deve se usar adaptadores impressos).
- Custo.
- Estrutura mais firme e rígida.
- Estrutura cortada a laser, não apresenta problemas de alinhamento.
- Facilidade de montar.
- Melhor apresentação estética e funcional, permite fixar a eletrônica e a fonte na própria estrutura, fixando e escondendo grande parte das conexões.
- Mdf ao invés de acrílico pela resistência mecânica, principalmente por não trincar com o aperto de parafusos e porcas.
0 comentários